22 de jul. de 2010

Lição 02 - Conhecendo Deus


Texto Bíblico:‘Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós’ – (Tiago 4.8a)
INTRODUÇÃO
Conforme o que está escrito em Efésios 2.12, no tempo em que você não havia recebido ao Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador, vivia sem Deus no mundo. Por isso, todo o novo crente deve, imediatamente, após aceitar a Cristo, começar a conhecer o seu Senhor. É sempre nesta ordem: primeiro, vem o ato de fé, depois, a busca do conhecimento de Deus. Do ponto de vista humano, você teria de conhecê-lo bem antes, para depois crer nele. Mas, no caso do cristão, é diferente; ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus. Os seus conhecimentos deverão se submeter à fé. Nunca o contrário.
O Senhor deseja que você agora entregue a ele todas as áreas de sua vida e confie plenamente nele. Isso só é possível, se conhecê-lo bem. Então, tenha o desejo de obter o conhecimento divino.
Para entender o mundo em que vive, Ter censo de direção, edificar-se interiormente e saber qual é a sua missão nesta vida, você tem de conhecer Deus. Talvez você tenha várias idéias a respeito do Senhor, mas elas devem corresponder àquilo que é dito sobre o criador. E mais, a compreensão que o crente pode Ter sobre quem é o Todo-Poderoso, é conseqüência da revelação que o Onipotente deu de si mesmo. Você já estudou, na lição anterior, que a revelação de Deus se deu através da Bíblia. Uma manifestação com linguagem compreensível a todas as pessoas. Mas jamais alguém teve a compreensão total do Onipotente, pois o que se pode conhecer de Deus está além da capacidade humana.
Esta lição se propõe a lhe ajudar nesta aprendizagem, a qual deve durar por toda a vida.
I. CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DE SUAS QUALIDADES
Deus tem muitas qualidades, através das quais Ele se identifica com os homens, e, ao mesmo tempo, torna-se diferente de todos os seres espirituais.
Você descobre quais são as qualidades de Deus, ao conhecer os seus nomes.
Deus mesmo se revela, faz-se conhecer, ao proclamar o seu nome (leia Êxodo 6.2 e 3). O Senhor queria ser reconhecido pelo povo de Israel, através de seus feitos.
Por que conhecer o Senhor pelo nome? No caso de Deus, é muito mais do o conjunto de letras do português ou de qualquer outro idioma. É o nome que revela aos homens as qualidades do Criador. Além disso, é uma maneira de se responder quem é o Todo-Poderoso.
- O seu nome deve ser invocado na adoração (leia Gênesis 12.8);
- O seu nome deve ser temido (leia Deuteronômio 28.58);
- O seu nome deve ser louvado (leia 2 Samuel 22.50);
- O seu nome deve ser glorificado (leia Salmo 86.9);
- O seu nome não pode ser tomado em vão (leia Êxodo 20.7);
- O seu nome não pode ser profanado, nem blasfemado (leia Levítico 18.21; 24.16);
- O seu nome deve ser santificado e bendito (leia Mateus 6.9);
Na Bíblia, os nomes de Deus mais comuns são:
- Deus: - Quando você o encontra no texto Bíblico, ele fala do seu poder criativo e total.
- Senhor ou Jeová: - É Deus relacionado com as pessoas, para ajudá-las e salvá-las.
O vocábulo Deus, com outras combinações, como ‘altíssimo’, ‘suficiente’, ‘eterno’, e ‘conosco’, revela as qualidades do Senhor e mostra a sua maneira de agir entre as pessoas.
Senhor: - no sentido de governador e dominador, é aquele que exige o serviço e a lealdade do seu povo.
Pai: - Mostra que todas as coisas e o ser humano foram criados por ele e estão debaixo de proteção.
II. CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DOS ASPECTOS DE SEU CARÁTERVocê também conhece Deus, ao estudar o que Ele é em si próprio, e em relação ao universo e aos seres por Ele criados. Tudo isso é chamado de atributos divinos, ou seja, aspectos do seu caráter.
Existem os aspectos que só Deus possui e nada há que os lembre nos homens ou nos outros seres por Ele criados. O primeiro deles é a soberania. Significa que Deus é chefe, maioral ou supremo. No universo em que está a terra, só há um dirigente: o Todo-Poderoso. Para você, isto é encorajador, porque tem a segurança de que nada há fora do controle do Senhor, e os seus planos são, de fato, realizados. Leia o Salmo 103.16. O segundo aspecto é a eternidade. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele não tem princípio e jamais terá fim. Não se limita ao tempo. Porque é eterno, vê o passado e o futuro de modo tão claro como contempla o presente. Nesta perspectiva, Ele sabe o que é melhor para a vida do crente. Você pode confiar nele. Leia Isaías 44.6.
A Onisciência é o terceiro aspecto divino. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada o pega de surpresa. A onisciência do Senhor permite que ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano. Ele perdoa os pecados do homem e o aceita em sua família. Leia Hebreus 4.13.
O quarto aspecto divino é a onipresença. Significa que Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço. Ninguém pode se esconder de sua face. Mas a presença do Senhor deve ser experimentada em todo o tempo para se receber as suas bênçãos de uma maneira bem real. Leia Jeremias 23.24. Deus tem mais do que poder necessário para realizar todas as coisas. Isto quer dizer que Ele é onipotente, o seu quinto aspecto divino. O crente tem certeza de sua salvação, porque o Senhor é Todo-Poderoso. Esta força se manifesta no evangelho de Cristo, para a salvação dos homens. Veja o que diz a Bíblia em Romanos 1.16: ‘Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê’.
Deus mostra a sua onipotência, através do seu poder de criar: ‘No princípio criou Deus os céus e a terra’ (Gênesis 1.1).
O Criador preserva todas as coisas, cuida e manifesta a sua providencia para o crente, pela sua onipotência. Leia Hebreus 1.3 e Filipenses 3.20 e 21.
O sexto aspecto divino diz que Ele é imutável. Jamais muda em sua natureza e aspectos. Será sempre bom, justo e verdadeiro. Você pode crer nas suas promessas, porque Ele cumpre todas. Nele, podemos confiar: ‘Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?’ (Números 23.19).
QUESTIONÁRIO1) Porque Deus pode ser conhecido pelos seus nomes?
2) Quais são na Bíblia, os nomes mais comuns de Deus?
3) O que significa Onisciência?
4) O que significa Onipresença?
5) O que significa Onipotência?
Fim da 2ª Lição

4 comentários:

  1. Essa lição realmente nos ensina realmente quem é Deus. Gostei.

    ResponderExcluir
  2. As vezes fico em dúvida com algumas frases da Bíblia. Por exemplo:"Deus não é filho do homem para que se arrependa" Mas em Gênesis 6.6 "Então se arrependeu o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em SEU coração."E em Levítico 21;17 Há várias restrições para quem deve oferecer o pão do SENHOR,não pode ter pessoas com "defeito" eu não entendo? Deus só aceita ofertas de pessoas "sem defeito? Que DEUS me perdoe por essas minhas dúvidas e por favor me ajudem a esclarece essas dúvidas. Agradeço fiquem na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, a paz! A expressão : "Deus não é filho do homem para que se arrependa" (Nm 23:19) denota uma palavra profética onde Deus jamais se arrependerá de ter abençoado Israel. Basta ler o contexto ou os próximos 3 versos que se seguem e entenderás. Já, em Gn 6:6 Deus manifesta sua frustração no tocante aos homens que lhe deram as costas. Fica evidente que Noé e sua família eram agradáveis ao Senhor, por isso foram poupados no dilúvio. Não há contradições nos textos, entende? São questões distintas. No tocante a Levítico 21;17 precisamos saber que tudo nos cerimonias da lei eram sombras da realidade em Cristo (Hb 10:1). Desta forma, a perfeição física exigida dos sacerdotes era uma sombra(alegoria) da pessoa perfeita de Cristo, só isso, na da mais. Note no verso (22) que o defeito não impediria ninguém de comer do pão(Cristo), mas só de se achegar a ele. Espero ter ajudado. Meu blog: http://pastoralexnasc.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Acredito que Deus nao tinha feito nenhuma promessa a este povo,pois ele queria que o homem vivesse em harmonia,mas por causa do grande nivel de pecado Deus se arrepende da experiencia que fez.No que tange ao versiculo em questao sao as promessas feitas oelo senhor ao homem,tanto é que Deus fez uma alianca que nao destruiria o mundo com agua nunca mais e pos o arco iris como sinal.

    ResponderExcluir

Salut! Ils fassent cette ami heureuse, commentent la réflexion: