22 de jul. de 2010

Lição 13 - O Discípulo e o Evangelismo


Texto Bíblico:‘E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura’ – (Marcos 16.15)
INTRODUÇÃOO que é evangelismo? Certamente você já ouviu esta expressão em algum lugar, em vários setores da cristandade. Você mesmo foi alcançado pela graça de Deus através desta magnífica obra! Evangelismo é o emprego da Palavra de Deus por todos os crentes, com o sincero desejo no coração de ganhar almas para Cristo em todos os lugares, em todo o tempo, e por todos os meios. Cada crente autêntico, tem o privilégio de evangelizar. Todos os crentes estão autorizados e nomeados para esta nobre tarefa. Em suma, evangelizar é: pregar (mc 16.15); pescar (Mt 4.19); procurar os perdidos (Lc 15); livrar da morte (Pv 24.11); é cuidar da almas (Sl 142.4).
I.POR QUE E QUANDO DEVEMOS EVANGELIZAR
a. Todos precisam de um Salvador:- Todos os homens são pecadores e precisam de um Salvador. O homem pecou e foi destituído da glória de Deus (Rm 3.23), ou seja, ficou impossibilitado de permanecer na presença do Criador. Com a entrada do pecado no mundo Satanás tornou-se deus deste século e príncipe deste mundo. O pecador está preso pelos laços do diabo, dominado e entregue a toda a sorte de iniqüidades. Portanto necessita urgentemente de um Salvador. Você agora é portador desta mensagem preciosa, que propicia remissão e regeneração ao mais vil pecador. O homem só poderá crer depois de ouvir a Palavra: 'Como pis invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, sa não há quem pregue?' (Rm 10.14). Enquanto não cerer ele está perdido (Jo 3. 13-36), porém quando ouve a Palavra adquire fé (Rm 10.17), e esta comunica-lhe a salvação (Ef 2.8) e muitas outras bênçãos celestiais. Leia Mc 16.17, 18.
b. Recebemos uma ordem do Senhor Jesus:- Fomos chamados pelo Senhor e separados para a nobre e suprema missão de evangelizar (leia Mt 4.2 e Jo 20.21). A 'grande comissão' - repetida cinco vezes, em todos os evangelhos e em Atos (leia Mt 28.18-20; Mc 16.15; Lc 24.47; At 1.80, é o verdadeiro alvo do Novo Testamento. O 'Ide' de Jesus é mais do que uma ordem, é uma obrigação: "...me é imposta esta obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho" (1 Co 9.16). Isto não significa que você será forçado ou constrangido a pregar o evangelho, mas que foi convidado pelo Senhor a fazê-lo, e o faz com dedicação, prazer e gratidão dando seu próprio testemunho de fé ao mundo.
c. Deus nos concedeu o privilégio de participarmos de sua obra:- Os anjos desejam ardentemente realizar esta tarefa, mas eles não possuem este direito. O anjo disse a Cornélio que mandasse buscar a Pedro para que viesse e pregasse o evangelho: '...manda chamar a Simão...este te dirá o que deves fazer' (At 10.5, 6). Os seres angelicais nada podem fazer devido à sua condição de espíritos. Mas o crente tem plena condição de realizar esta obra. A proclamação do evangelho é um privilégio que Deus concedeu a homens com o fim de se adquirir galardões. A salvação é dádiva que o Senhor concedeu aos homens, mas o galardão é recompensa que o crente obtém mediante sua atividade na obra de Deus.
d. O tempo de Deus é já:- '...eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação' (2 Co 6.2). Por que agora? Agora estamos vivos. Não sabemos quando seremos recolhidos pelo Senhor. Devemos fazer a obra de Deus enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (Jo 9.4). Hoje em nosso país, temos plena liberdade para pregarmos o evangelho em todos os lugares. Entretanto, pode ser que no futuro, nossa liberdade religiosa seja restringida ou caçada e fiquemos impossibilitados de pregar o evangelho. Devemos evangelizar todos os dias aproveitando todas as oportunidades. A Bíblia recomenda que preguemos a Palavra 'a tempo e fora de tempo' (2 Tm 4.2).
II.ONDE DEVEMOS EVANGELIZARNem todos os lugares podemos fazer cultos e pregações, mas ganhar almas individualmente, sim.
a. Nos cultos:- Após a pregação e o apelo, os ganhadores de almas, deverão estar atentos para levar os ouvintes uma palavra amiga e sincera. Existem pessoas que mesmo sendo convencidas pelo Espírito Santo, precisam de ajuda para fazer sua decisão. Muitos têm dúvidas, temores e diversas dificuldades internas. Nestas horas uma palavra de encorajamento é decisiva.
b. Nos lares:- Jesus disse que o campo é o mundo, o mundo começa à nossa porta, no nosso próprio lar (Mc 5.19). Muitas igrejas que hoje são grandes, começaram em casas particulares.
c. No trabalho:- Jesus chamou seus discípulos, quando eles estavam ocupados em seus trabalhos habituais. Nem sempre é possível evangelizar no trabalho, mas a mensagem que fala mais forte ao coração ímpio é a própria vida de quem prega. Portanto, um bom testemunho constitui-se numa poderosa mensagem.
d. Nos transportes:- No ônibus, trens, metrôs e outros meios de transportes públicos, as pessoas normalmente estão dispostas e desocupadas, gostam de conversar e ler. Quando não podemos falar com alguém, entregar um folheto apropriado é bem oportuno.
e. Nos hospitais, penitenciárias e outras instituições públicas:- A primeira providência é procurar obter a autorização para realizar o trabalho que se pretende. Há pessoas que em boas condições de saúde e em plena liberdade jamais ouviriam o evangelho, mas nestas circunstâncias costumam ouvir de boa mente. Nunca discuta pontos doutrinários ou religião. Lembre-se: seu objetivo é anunciar as boas-novas de salvação!
f. Em todos os lugares:-O convite da salvação destina-se a todas as pessoas em todos os lugares independente de cor, credo, religião, raça, cultura e posição social.
III.REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA EVANGELIZAR
Em primeiro lugar, o ganhador de almas precisa ter a experiência da salvação. Se o crente não tem a convicção plena de sua própria salvação, como poderá convencer os outros?
a. Ler e estudar a Bíblia diariamente:- 'Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade' (2 Tm 2.15). 'Então Filipe, abrindo sua boca, e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus' (At 8.35). É preciso que os crentes, que desejam ganhar almas para Cristo, estudem sistemática, metódica e perseverantemente a Bíblia. Aquilo que a eloqüência, o argumento e a persuasão humana não pode fazer, a Palavra de Deus o faz quando apresentada sob a unção do Espírito Santo.
b. Ter ardente amor pelas almas perdidas:- O evangelismo na igreja primitiva era caracterizado pelo esforço constante dos crentes no cumprimento do 'Ide' de Jesus. Nem as proibições, nem as ameaças de morte, nem as prisões, puderam deter aqueles irmãos que inflamados pelo poder de Deus e pelo amor às almas perdidas, em nada tiveram suas vidas por preciosas contanto que pudessem cumprir com alegria a sublime missão que lhes fora dada pelo mestre. Constrangidos pelo amor de Cristo (2 Co 5.14), eles não podiam deixar de falar do que tinham visto e ouvido (At 4.20). Se quisermos lograr êxito no evangelismo em nossos dias, a exemplo de nossos irmãos no início do cristianismo, devemos pedir ao Senhor que nos encha o coração de amor pelos perdidos.
c. Ter a vida santa, separada para Deus:- 'Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado'; 'Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão', (Sl 51.2, 13). Muitos crentes trabalham a toda força e não há frutos. Qual é a razão? O pecado é um impedimento à conversão de pecadores. Se estivermos em pecado, se não estivermos em comunhão com Deus, se estivermos nos descuidando da leitura diária da Bíblia e da oração, fatalmente teremos o coração de pedra e nosso trabalho não frutificará.
d. Aprender com o Mestre Jesus:-Leia agora em sua Bíblia o texto de João 4.1-30 e acompanhe os passos do nosso amoroso Salvador evangelizando a mulher samaritana:
(1). Jesus aproveitou a oportunidade - embora cansado e faminto, pregou. Ele teve amor e espírito de sacrifício, tudo por uma alma perdida.
(2). Ele esperou o momento de estar a sós com a mulher.
(3). Ele não se importou com os preconceitos raciais, sociais ou religiosos.
(4). Entrou logo no assunto da necessidade espiritual da mulher.
(5). Não se afastou do assunto da salvação e nem se desviou do seu objetivo.
(6). Jesus fez a samaritana entender que era uma pecadora.
(7). Não atacou seus defeitos nem a condenou.
(8). Jesus demonstrou compaixão e interesse na vida da mulher.
e. Ser cheio do Espírito Santo:- A ordem de Jesus à igreja em Mateus 28.20, para pregar o evangelho, está intimamente ligada à afirmação anterior: '...é-me dado todo o poder no céu e na terra', bem como na afirmação posterior: 'Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos'. Essa promessa foi cumprida na pessoa do Espírito Santo. A presença de Jesus com os discípulos foi trocada pela onipresença do Espírito Santo, que está em toda a parte. O apóstolo Pedro, fraco e tímido antes do Pentecostes, tornou-se em coluna após o revestimento de poder. É o Espírito Santo que capacita o crente e dá direção para a obra de evangelização.
ConclusãoComo discípulo de Jesus e pregador do evangelho, o crente precisa estar seguro que fora do evangelho não há esperança, não há remédio nem solução para as almas. Deus nos deu o ministério da reconciliação e também pôs em nós a palavra da reconciliação, de sorte que somos embaixadores da parte de Cristo.
Eia! Vamos a campo batalhar pelas almas perdidas a fim de enchermos a mesa do Pai! Mãos à obra crente!
QUESTIONÁRIO
1. De acordo com o estudo desta lição, o que é evangelismo?
2. Por que devemos evangelizar?
3. O que a Bíblia recomenda a respeito do 'tempo' de pregar a Palavra?
4. Qual o principal requisito necessário à evangelização destacado nesta lição?
5. Quem é que dá direção e capacita o crente para a obra de evangelização?
Fim da 13ª Lição

6 comentários:

  1. De fato todos esse estudos tém verdades,estão dento do Livro da vida, onde cristo é o personagem principal, megouse a se mesmo,para estar junto a todos nós,dando a todos que o busca a chamse de se redimir,Ele entregou sua morada gratuitamente para as pessoas embora muitos ainda não vivam essa perfeita visão.É nossa responsabilidade de enformar essa verdade protanto,sou tanbém um discípulo de JESUS Cristo pronto para auxiliar as pesssoas nessa nova jornada.Parabéms!Jesus mostra de forma tão clara que existe varios lugares em seu novo abitar e que estava preparando todos para esse belisimo encontro,mas precisamos estar dispostos a ouvir o seu preve chamado,venham tanbém com nosco viver essa grande aventura do saber mais sobre a vida do nosso necias JESUS CRISTO !Certo estou de que não é necessário ser um pessoa de muito conhecimento para entender a mensagem viva de cristo basta apenas deixas livre o coração espassoço para que JESUS revele seu amor verdadeiro e seguro,e todas as outras coisas que dezeja ocorreram na vida como consequência de sua vida modificada e satisfatoria com o SENHOR.Meu Deus amado!quantas coisas ricas aprendi hoje, obrigado Senhor.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo queridos o amor de DEUS e perfeito e espera emcontrar uma coração espaçoso alargue as portas desse seu templo,e viva com alegria os momentos que DEUS lhe proposiona,a mim constumam dizer que só vivo sorrindo isso vivo sorrindo não por viver sempre sem problemas mas por saber que sou observada e protegida todas as vezes que pesso a Deus socorro.portanto o que esta esperando para provar essa alegria? viva a vida viva viva!

    ResponderExcluir
  3. Quem conduz nossos passos hoje e sempre tenha certeza de que é Jesus, seu trabalho continua a se expandir por todo o mundo mesmo com as dificuldades que apresenta com relação a tudo que se enfrenta no dia á dia trás indícios de que mais próximos chegarão para seus ensinos e guardaremos para não sermos dispersos da verdade e não venhamos a perde o brilho dado por Cristo através do Espírito Santo, mas é permanecendo nele no meio da adversidade e aprendendo que seu amor cobre todas as falhas e manter-se firme os nossos objetivos na visão missionária de fazê-lo conhecido para todos, e que essa visão nos faz capaz de enfrentar os embaraços da vida muitas vezes permitindo ser humilhado e aprendendo o doce concerto de quem nos vê fazer só o que é certo mesmo ao ziguezaguear por caminhos largos seu mais puro amor nos resgata e trazemos no peito a paixão de estarmos compartilhando os feitos de Jesus Cristo na jornada de nossas vidas.
    Raquel Sales Fernandes. (Quel)

    ResponderExcluir

Salut! Ils fassent cette ami heureuse, commentent la réflexion: